Histórias do Frio – 1 / Introdução
Hoje é 09/10/2001, sexta feira. Um dia ensolarado de primavera.
Este texto foi extraído dos diários de um grande amigo meu… É um texto privado, e só tive acesso a este material porque meu amigo está próximo do fim da vida. A história dele me comoveu de tal forma que eu pedi para reescreve-la e contar, de maneira literária, os fatos que ele viveu.
…
Conheci o “Roberto” na internet… Ele mora em Canoas e na semana que vem completa 66 anos. Ele me chamou em um site de relacionamentos e começamos a bater papo… Obvio que com esta idade eu nunca me interessaria em ter algo com ele, mas as palavras dele me cativaram de tal forma, tanto que permiti a amizade.
Este contato já dura uns 8 meses e neste período tivemos muitas conversas sobre muitas coisas. Em um desses papos ele me falou deste grande amor que teve, e de como nunca mais teve contato com ele. Eu comparei com um momento da minha vida e me emocionei.
Com o passar do tempo, nos encontramos na casa dele e ele me mostrou os preciosos diários. No tempo em que foram escritos, por volta de 1963, o mundo era diferente. As pessoas eram diferentes. O diário era a única forma de se expressar para um futuro que talvez viesse.
Ele teve uma grande história, viveu isso com intensidade, permitiu-se e em um momento tudo terminou. Hoje ele é solitário, precisa tomar constantemente medicamentos para manter sua saúde. O vírus que ele possui é letal, mas ele convive com isso há muito tempo, talvez 15 anos pelos seus cálculos.
Na verdade ele não sabe muito bem quando contraiu. Naquela época ninguém sabia como se proteger. Era uma coisa distante. Ele vai acabar falecendo logo, por isso pediu para que eu lesse e entendesse o que viveu.