Neon Genesis Evangelion
Assisti este anime no final de semana passado, ainda não tinha tido coragem de escrever sobre ele.
Não posso dizer que seja absolutamente perfeito, existem muitas coisas que me irritaram, realmente achei o final ótimo mas esperava mais.
Conta a história de um jovem recrutado para pilotar um EVA (Evangelion) que é uma maquina estilo “robo gigante” para destruir os “Angels”, que são criaturas que aparecem de tempos em tempos para destruir a humanidade (Pra que mais?). Os Angels começaram a aparecer a partir do “segundo impacto”, data onde alguma coisa muito ruim aconteceu na antártida, fazendo todo o gelo derreter e matando muitas (milhares) de pessoas… O segundo impacto provavelmente foi causado por um Angel, portanto precisam ser destruídos.
De maneira geral é isso e o anime segue muito bem essa linha.. mas as coisas começam a ficar realmente interessantes quando algumas perguntas começam a ser feitas, como “O que é um Angel” e “Porque destruir a humanidade”…
No andar das coisas isso se torna mais intimista, muito mais denso e nos confronta com a percepção da nossa própria imagem, das nossas emoções e percepções do mundo..
Enfim… fantástico.
Não achei melhor que “Wolf´s Rain” mas ainda assim ta na lista de Top 10.
Para facilitar, adicionei os links para sites onde consegui baixar este anime. Por ser antigo não consegui achar nenhum com qualidade ótima (se alguém souber me indica).
Mais imagens:
Links:
http://centraldeanimes.com.br/downloads/neon-genesis-evangelion.html – Faltam alguns episodios e links trocados a partir do episodio15
http://www.animescenter.com/?secao=midia_epis_lista&anime=Neon_Genesis_Evangelion – Baixei os episódios restantes desse site.
Esse Anime eu olhei muitos anos atrás, eu estava com 17/18 anos. Achei provavelmente o Anime com maior número de clichê que já vi. Ele é uma constante redundância psicológica.
Ele não entra no meu top 10.
Apesar de uma coisa ele tem se mostrado mestre, a intensidade e mística dos Angels. O Anime nos faz sentir-se constantemente ameaçado e estar em estado de alerta a todo momento por conta dessas criaturas.
Acho que é um dos poucos animes que eu senti a “probabilidade de perder”. Parecia que a qualquer momento aquelas criaturas gigantescas, puras com instinto de destruição poderiam realmente acabar com tudo, sem parar. (Mesmo sabendo que não aconteceria, eu sentia)