O teste de HIV
Bom. Acabei de chegar do posto de saúde. Fui pegar meu teste… Por sorte e pelos meus cuidados deu negativo. Mas se desse positivo seria só mais uma complicação na vida.
Hoje em dia ser soropositivo não é um bicho de sete cabeças. Ainda existem muitas dúvidas e muitos achismos sobre o assunto. Como estudei um monte sobre isso e sou muito curioso, conversei com o médico, com alguns amigos soropositivos (eu mesmo tive um namorado soropositivo) vou passar para vocês uma mini cartilha sobre HIV feita por mim.
Quanto ao teste:
Bom. Faço sempre num posto de saúde na cidade baixa. O Ambulatório de Dermatologia Sanitária. Deves chegar no posto antes das 8 e falar com o guarda que quer ir no CTA (Centro de Testagem e Acompanhamento). Geralmente tem uma fila imensa e quando tu fala com o guarda ele te encaminha pro guichê 1 sem precisar esperar. A fila é para as consultas dermatológicas.
EDIÇÃO – Maiores informações do CTA e Links para outros CTAS de Porto Alegre:
Eles atendem nas segundas, quartas e sextas pela manhã. No guichê 1 um atendente vai te dar uma ficha com um numero. Vai pedir tua identidade e vai anotar teu nome, idade e bairro / cidade. Isso é para controle. O resultado nao sai no teu nome, entao sem medo. Depois disso eles te mandam para uma salinha. A Sala 214… Tu espera ser chamado para uma rápida entrevista. Lá te perguntam os motivos q tu quer fazer o teste, quantos parceiros no último ano, se usa drogas e por ai vai. Esta entrevista é realizada por um psicólogo, portanto eles são treinados e acostumados a ouvir as coisas mais bizarras, portanto sem medo de abrir o coração e falar a verdade.
Depois da entrevista tu vai para a palestra. Realmente é divertida. Eles falam tudo sobre a doença, formas de contágio e aquela coisa toda que pensamos que estamos carecas de saber. No meio disso tudo surgem perguntas e aprendemos MUITO mais sobre a doença e entendemos q soropositivo não significa aidético, como é feito o tratamento e por ai vai. Em outro parágrafo eu explico com calma o que aprendi.
Soropositovo = Quem possui dentro do organismo o vírus e os anticorpos contra o HIV… OU seja, soropositivo não tem AIDS e AIDS não significa necessáriamente HIV. Explicando de outro modo.. AIDS é a doença causada pelo HIV e por outras condições (geralmente raras).
Depois disso você vai pra sala de coleta onde é feito a retirada do teu sangue. Tu ganha um numerozinho colado num cartão com a data em que tu fez o exame. Deves ligar para o numero do cartão em 15 dias para marcar a consulta e saber do resultado.
Enquanto isso… formas de contágio:
Sexo sem preservativo, compartilhar seringas e contato de sangue infectado com cortes abertos, durante o parto da mae pro filho e na amamentação. É o q divulgam mas nao dizem COMO e QUANTO disso tudo.
Bom. Vou começar pelo mais fácil. Se tu compartilhar uma seringa com um soropositivo então a probabilidade de tu pegar é alta. Quase certa.
Contato com sangue infectado. Tu precisa ter um corte aberto MESMO, o sangue contaminado tem que estar jorrando pra dentro de ti. Eu to exagerando, mas é necessário muito contato pra pegar por este meio.
Quanto a amamentação e parto, realmente nao prestei muita atenção já q acho que nunca vai vacontecer comigo (ehehehehe).
E sexo? Bom. O semem ou liquido vaginal tem que ficar em contato com uma mucosa por algum tempo. Mucosa é a pele fina da cabeça do pênis ou a parte de dentro da vagina e do anus. A boca também tem mucosa mas esta é muito protegida. Então é muito difícil ou quase impossível pegar hiv por sexo oral. Só se a boca está com um machucado aberto e houver contato direto dos liquidos sexuais com o machucado. Mas tem que ser O MACHUCADO e o contato tem q ser grande. Dica rápida… não faça sexo oral logo depois de extrair um dente siso (ahaahahah).
Sexo anal e vaginal. Precisa ter contato do sangue (microfissuras causadas pelo sexo anal) esperma ou liquido vaginal com a mucosa pra passar. A mucosa do pênis é menor, mas em contrapartida ele se esfola mais (nas preliminares por exemplo) então o risco é quase igual. Um “roça roça” sem camisinha não passa (muuuuito dificil MESMO pegar desse jeito). Mas se entrar sem camisinha ai o risco aumenta a cada movimento. Com a ejaculação o risco pra mulher ou passivo vai lá encima e o ativo está com o maior tempo de exposição.
Continuem usando camisinha durante o sexo com penetração, mas nao sejam paranóicos com o resto.
O resultado:
Chega no posto antes da hora marcada (você deve ligar para marcar a consulta. Geralmente 1 semana depois do teste ficar pronto) para a entrega do resultado. Pega uma ficha com um numero, e espera te chamarem. O resultado fica em uma lista e quem olha é o psicólogo. Ele conversa um monte contigo antes, te da o resultado e conversa um monte depois. Se for negativo tu vai embora feliz com um monte de camisinhas nos bolsos. Nao esquece de pegar mais na farmácia antes de ir embora.
Mas e se der positivo?
Bom… ai tu vai ser testado novamente. Eles fazem outro teste pra contar o quanto de vírus você tem. E se a sua imunidade está alta ou baixa. Geralmente demora anos pra imunidade ficar baixa o suficiente pras doenças oportunistas aparecerem, não dá pra prever, mas pode passar dos 10 anos pra uma pessoa que se cuida. Depois q isso acontece e sua imunidade cai você passa a tomar os remédios… e a carga viral é reduzida a quase zero novamente.. Tua imunidade sobe e ai vai mantendo enquanto der. Esse enquanto der é 20 ou 30 ou 40 anos.. ai tu morre atropelado por um caminhão ou comendo salada de batata com salmonela ou de ataque cardíaco mesmo (alguem pode escrever teu nome no Death Note).
Levanto aqui uma bandeira CONTRA o preconceito, é isso que deve ser feito por todas as pessoas bem instruídas.
Concluindo.. viva bem, coma verduras e nao esquece da camisinha. Também é bom fazer o teste. Agora com tudo explicado acho que vai ser mais fácil.
Um abraço esclarecedor e mais tranquilo a todos.
pessoa que tem hiv, mais ele está com iminidade alta, pode passar para outra pessoa que não temhiv?
Sempre existe a possibilidade, não sou médico para afirmar, mas pelas conversas que tive com médicos e amigos da área da saúde, a imunidade do soropositivo não tem muito a ver com passar ou não. O que determina esta possibilidade é a contagem de vírus no sangue. Então, mesmo uma pessoa com imunidade alta pode ter contagem alta de HIV, e assim passar a doença com facilidade.
Na dúvida use camisinha…
eu me apaixonei por um amigo de trabalho soropositivo. durante 2 meses apenas o beijei e sentia medo porque uso aparelho e minha boca fica sensivel e machucada. gosto muito dele e queria que nossa realidade fosse diferente, nao quero que ele sofra. criei coragem e fizemos amor, usamos preservativo, foi bom, senti medo do preservativo sair ou estourar. fiz o teste de hiv e deu negativo.nao sei o que faço nao quero pque ele sofra e as vezes penso que o melhor é nao continuar o namoro.nao o julgo, nao tenho raiva, nem preconceito com ele. o que aconteceu com ele pode acontecer com qualquer outra pessoa e isso nao faz diferenca pra mim ele sempre será um homem lindo e bom….
simone (sorodiscordância)
Que coisa.. Eu tive um relacionamento com um soropositivo durante 2 meses, foi muito bom mas ele me enganou e não me contou que era soropositivo.
No meu ponto de vista tu deve usar camisinha sempre, fazer ele feliz e cuidar dele, tentando manter a contagem de virus baixa no sangue. Eu imagino que vocês podem ter uma vida normal e que estes cuidados tornam-se rotina sem destruir o relacionamento.
Procurem um centro de acompanhamento, eles tem os grupos de sorodiscordantes com acompanhamento psicológico, isso vai fazer muito bem pra manter um relacionamento sadio com ele.
Abraço e Boa Sorte!
Este comentário foi removido pelo autor.
Parabens pelo post… me tirou um pouco o medo de entrar numa relação sorodiscordante
Amei! Venho lendo muito sobre isso e na verdade a matéria é super light porém séria. Gostei muito da maneira q vc abordou o te.ma
Após uma transa com preservativo com um travesti, na qual fui ativo, o mesmo sentou no meu colo e acabou “molhando” toda a minha cueca e o meu penis com o liwuido pré ejaculatorio, vindo a “molhar” todo o meu penis tbque já se envontrava amolecido e arregaçado, já que a cueca era impermeável. Após isso, limpei o meu penis com um pano somente 20 min após esse contato, vindo a lava-lo somente 02 h depois com água e sabão, momento em q já estava seca . Queria saber sobre as chances de eu ter contraido HIV dessa forma, mesmo eu estando de cueca.
A chance é mínima, pra ser infectado com HIV o sujeito precisa ter contato com sangue ou esperma por tempo suficiente para o vírus entrar na corrente sanguínea. Em caso de penetração, o passivo fica muito mais vulnerável. O ativo tem bem menos chances de pegar. Ainda assim, o HIV não é uma doença de fácil transmissão. O problema é que quando pega, não tem volta. No caso que tu descreveu, é bem mais fácil pegar qualquer outra DST.
Tu precisa avaliar se a travesti era soropositiva e se estava ou não em tratamento também.
Caso tenha dúvidas, vai em um posto de saúde e faz um teste rápido. Tem em farmácias também hoje em dia e custa em torno de 70 reais, demora 15 minutos pra ficar pronto o teste. Caso aconteça de novo e tu fiques preocupado, vai em um posto dentro das primeiras horas após o contágio que vão te fornecer o PEP, que é um conjunto de remédios que tu toma por 30 dias e aumenta muito as chances de tu não pegar a doença, quase 100% se começar o tratamento nas primeiras horas após o sexo.
Faz o que eu disse e fica tranquilo. Sempre usa camisinha.