Bipolaridade, Mito ou Realidade
Estranho como as pessoas são céticas quando falamos desta doença. Ser bipolar é ser descontrolado, ser desregulado e ser estimulado por tudo.
Hoje eu estava falando sobre isso com uma amiga minha…
Ela, assim como todos, dizem q é a doença do momento e que eu deveria parar o tratamento.
Acho preocupante que isso tenha se tornado uma modinha entre as socialites e famosos e que as pessoas usem isso como forma de se esconder das suas responsabilidades.
Antes de mais nada vou contar uma história… Pode ser minha mas é compartilhada com todos os bipolares q conheci.
Primeiro, o rapaz da história é extremamente inteligente, em alguns momentos consegue entender sobre tudo e falar sobre tudo… É uma pessoa querida e admirada.
Em outros momentos é depressivo, tão depressivo que não consegue sair da cama pela manhã… Tem falta de memoria, insonia, não consegue se sentir bem mesmo tendo tudo nas mãos.
Nos momentos de mania ele procura incessantemente novidades, gasta o dinheiro que tem, acha que descobriu a solução para os problemas da humanidade, faz sexo com quem apetece, muitas vezes. Sai em festas e se sente o máximo. Não se contenta até estar com tudo praticamente perdido. Ele viaja nos seus próprios pensamentos de grandeza e simplesmente não tem medida para o que ele pode ou não fazer.
Em depressão, ele pensa em se matar constantemente, pensa que a vida não vale nada, pensa que tudo está acabado e que não existe solução para os seus problemas.
Estes ciclos tem semanas ou meses.. entrecortados por períodos de normalidade.
Ele vai perdendo o crédito com as pessoas ao seu redor, porque todos começam a percebe-lo como desequilibrado. O que ele tem hoje? Se perguntam… Falam dele pelas costas. O Rapazinho aquele é um bosta, está sempre perdido, sempre sonhando… fala, fala e não faz nada.
Aos poucos ele perde amigos, perde companheiros, perde namoros, perde oportunidades de carreira, perde dinheiro, perde a sanidade. Cada vez mais ele entra no mundo da mania e isso acaba em 2 situações: Ou ele é internado em um surto maniatico, Ou se mata em um surto depressivo…
Bom, voltando ao que importa, que é o fato de as pessoas não aceitarem isso como uma doença, da pra dizer que praticamente todas as doenças psicológicas são tratadas assim… Todos falam, sabem e contam histórias de gente doida, que foi internada em um surto… mas poucos sabem o que realmente aconteceu e o que levou estas pessoas a chegarem nestes estados.
Os familiares e próximos que entendem e percebem. Estas doenças dificilmente podem ser detectadas, elas funcionam na base do conversar e entender, mas nem por isso são menos reais. A a depressão, que todo mundo tem em algum momento da vida, agora é aceita pela comunidade em geral. Então, se existe a depresesão, porque não pode existir o transtorno bipolar?
Esta minha amiga disse que a industria farmaceutica sustenta o mercado médico… E bla bla bla… Isso me soa tão irreal, parece os contos de alienigenas dominando a terra… Tão longe da realidade médica brasileira. As Industrias de qualquer porte tem suas formas de sobrevivencia. Se fala da industria médica e não se fala das industrias tecnológicas ou de qualquer outra…. Quem é que te forçou a comprar um pc novo?
Enfim, o mercado funciona assim mesmo… Mas as vezes tu realmente precisa de um pc novo e as vezes tu realmente precisa de um medicamento.
Não sei se algum dos 4 medicos, que estudaram mais de 5 anos para estarem sentados do outro lado, recebe algum milhonésimo de centavo dos 15 reais q pago por cada caixa do meu medicamento.
Sem contar q estes medicamentos são de domínio público e podem ser produzidos e fornecidos pelo SUS.
Enfim… não existe justificativa para um médico me receitar um medicamento que me faça mal ou que me faça gastar dinheiro sem necessidade.
Gostaria que a medicina descobrisse uma forma de provar esta doença… Na verdade a incredulidade de todos me faz mal, me desestimula a continuar o tratamento e dificulta a aceitação.