It Gets Better
Hmm…
Vou dar uma mão para a campanha “It Gets Better”… Fazia tempos que eu estava ensaiando este texto e hoje sinto a inspiração pra contar um pouco da minha história e falar sobre esta campanha que está divulgando um bom ponto de vista.
Não digo que todos os gays precisam sair do armario para serem felizes, mas digo com certeza que a partir do momento em que você passa a aceitar esta situação, sua vida fica melhor…
Eu na verdade nunca cheguei a gostar realmente de meninas, sempre senti atração por meninos, desde os primeiros anos na escola…
Durante a minha adolescência passei por maus bocados, procurando “curar” este mal.. Eu tinha a certeza de que era um problema e que eu estava errado. Tive alguns relacionamentos com meninas e não me sentia bem, na verdade era legal, tudo funcionava como deveria mas não era o que eu queria, era incompleto.
Quando namorei o primeiro rapaz descobri que eu poderia ser feliz… Óbvio que ele não era o cara ideal… foi um namorico de 1 mês, mas este relacionamento foi maior e melhor do que todos os outros que eu tinha com meninas até aquele momento.
Ao contar pra minha família eu passei pela maior provação que poderia suportar até aquela época (contei com 17 anos pra minha mãe). Óbvio que não foi fácil, criado no interior e em uma família católica e fundamentalista, fui severamente repreendido… Demorou mais ou menos 3 anos até a minha linha de raciocínio ser aceita. Meu irmão sempre me apoiou, minha mae foi a mais resistente embora não tenha sido fácil com meu pai também.
A coisa acontece mais ou menos assim… Os pais geram expectativas para os seus filhos.. querem os filhos ganhando bem, confortáveis, com uma família e acima de tudo felizes.
Na cabeça deles, assumir a homossexualidade vai fazer com que seu filho tenha uma vida infeliz e incompleta. Eles baseiam-se nas próprias vivências para ver o mundo ao redor (assim como eu e você) e não podemos julgar essa resistência.
Com os amigos é a mesma coisa.. eles imaginam que você vai mudar por assumir esse seu lado… Alguns se afastam, geralmente os piores. Os melhores amigos fortalecem os laços por poderem compartilhar disso e te dão o apoio necessário para seguir em frente.
Aos poucos a coisa muda. Eles percebem que você continua sendo o mesmo, que gosta das mesmas coisas de antes e que o fato de gostar de pessoas do mesmo sexo NÃO TE DEFINE como diferente… É apenas mais uma característica da tua personalidade… Característica que sempre esteve ali, só não era comentada abertamente.
Hoje em dia posso dizer que sou feliz com minha sexualidade. Namoro uma pessoa fantástica, já passei por um casamento conturbado que graças a Deus é passado. Geralmente eu nem lembro que sou Gay… Vivo minha vida da melhor maneira possível e não tenho o costume de levantar bandeiras ou ficar falando para os 4 ventos da minha sexualidade. As pessoas com as quais eu tenho maior contato na vida profissional sabem, comento dos acontecimentos da minha vida com meu namorado da mesma forma que qualquer um comentaria da sua vida. Vejo isso normalmente e sou feliz. Se alguém não gosta disso eu não me preocupo. Na verdade eu vivo a minha vida sem se preocupar muito com o que os outros pensam, embora eu tome alguns cuidados pra não chocar. Pra mim, assim como eu não gosto de ver um casal heterosexual se agarrando em público eu evito.
Se fica melhor.. Claro que fica! Antes eu não tinha perspectiva emocional. E hoje eu sou feliz com a minha opção sexual, de tal forma que isso nem passa pela minha cabeça. Na verdade eu estou mais preocupado em como ganhar dinheiro ou me formar na faculdade.
Um abraço a todos.
Vejam mais sobre o tema no Google, pesquisando o termo “It Gets Better”