Traição, Confiança e Ciúmes

Fico me perguntando, qual é o motivo de tanta pressão nos relacionamentos.
As pessoas se preocupam consigo e com o outro.
Hoje eu conversei com uma amiga casada que está desesperada porque acha que o marido está traindo… Ela está ciumenta, possessiva, liga pra ele de hora em hora!
Quer saber como instalar uma câmera no carro dele pra ver o que ele anda fazendo enquanto ela trabalha, assustador, eu já fiz o mesmo uma vez, pelo mesmo motivo.

A maioria das pessoas entende que é quando a outra metade do relacionamento faz sexo com um terceiro.
Mas a palavra em si significa que uma regra da relação foi quebrada. Então, se o relacionamento é baseado em companheirismo e cumplicidade, e está claro para as duas partes que o sexo é algo fisiológico, relacionamentos extraconjugais podem não ser traição.
Da mesma forma, se o relacionamento é baseado em amor e um dos lados se sente atraído emocionalmente por outra pessoa, também ocorre uma quebra da regra, e portanto é traição.

Portanto a traição está relacionada a regras e confiança na preservação destes acordos.

 Confiança e ciúmes estão ligados, junto com a posse, o medo da traição e até a inveja. Quando não se confia em alguém pela qual temos a sensação de posse sentimos ciúmes. Esta sensação está presente em quase toda a relação humana, mas é exacerbada nos contatos românticos.

Infelizmente, dependendo da sua intensidade, acaba por destruir todo um relacionamento e fazer com que os maiores medos tornem-se verdade.
Começa assim… O ciumento, desconfiado, monitora de longe a vida do outro… Depois começa a se tornar mais incisivo e passa a controlar. Em um último momento começa a impor sua vontade e vai matando aos poucos o companheirismo, compreesão e esquece do carinho e romance. Geralmente fica frio e só faz cobrar provas, sem dar tempo para que a coisa aconteça realmente.
O outro não tem saída a não ser procurar brechas para continuar mantendo sua personalidade e hábitos, também sente-se preso e começa a perder o interesse pelo ciumento. Nesta tentativa de fuga e preservação, o outro acaba traíndo. Não por maldade, geralmente pela simples necessidade de sentir-se amado, elogiado e acarinhado, sem cobranças. Algo como tomar um fôlego.

Ainda existe a inveja e sensação de inferioridade… O outro pegou alguém mais bonito, o que ele tem que eu não tenho? Geralmente quase nada… Geralmente até menos do que tu é.

A traição também pode ser cometida simplesmente porque existe alguma incompatibilidade entre o casal ou ausência de amor. Neste caso o relacionamento está fadado ao fim e geralmente não dá certo.

Portanto o ciúme pode causar a traição, que por sua vez reduz a confiança, que aumenta o ciúme. Em um ciclo vicioso terrível e muito difícil de ser quebrado.

O traidor acaba, quase sempre saindo como o pior da história… Poucas pessoas conseguem perceber os dois lados da moeda e entender que em um relacionamento com alguma crise, os dois tem a mesma culpa.

Eu já estive nos dois lados, por isso posso dizer como me sentí sendo traído e como traidor.
Em nenhum dos casos eu consegui lidar bem com a situação, os relacionamentos acabaram, eu fiquei com uma sensação péssima. Ao ser traído me senti inferior, ao trair me senti mal compreendido.

Não sei como resolver isso, simplesmente não tenho a resposta. Creio que onde exista amor existe solução.
Se eu fosse o ciumento traído, buscaria me colocar do lado do outro. Entender meu ciúmes e passar a confiar, mesmo que de mentira… Dar um tempo e ver o que acontece.
No caso do traidor, tentar passar confiança, explicar o que aconteceu, ressaltar os sentimentos mais puros do relacionamento e omitir detalhes desnecessários.
Em ambos os casos, os dois precisam conversar muito, cultivar o carinho que sentem um pelo outro e parar de demonstrar ciúmes e trair.
As vezes vale a pena…
Grande parte das pessoas reclama por não conseguir alguém ideal, poucos realizam que é necessário muito esforço mútuo para fazer um relacionamento dar certo. A pessoa ideal não existe, existem combinações de personalidades, preferências físicas e psicológicas, corpo…

Mas a pior de todas as sensações após o término de um relacionamento é o arrependimento.
Portanto, esgote todas as tentativas antes de desistir e tente não afogar o amor em dúvidas.
Não dá pra deixar pra trás 21 anos de casamento em função de uma simples dúvida sua ou desabafo dele. O relacionamento de vocês é maior do que isso.

Compartilhe nosso conteúdo

1 Comments

  1. pior é quando vc trai pq acha q o outro traiu… dá uma sensação de “empate”.. só não se sabe qto tempo pode durar..