Responsabilidade
O que é ser adulto?
Fui questionado estes dias sobre este assunto.
Pensem bem. O que separa uma pessoa da fase adolescente ou jovem adulto de ser efetivamente uma “pessoa grande”?
Juro, tive dificuldades em responder esta pergunta. Não é ter dinheiro, porque muitas crianças o tem… também não é responsabilidade, porque temos tarefas em todos os momentos da nossa vida. Muito menos ter um filho, ou evoluir profissionalmente…
Procurei pessoas ao meu redor e analisei quais eu julgo adultas e quais eu julgo infantis. E é muito difícil separar os sentimentos que tenho delas. Existem pessoas bem sucedidas, mas que tem ações e reações infantis. Da mesma forma existem pessoas com pouca instrução que carregam as diferenças e adversidades de uma forma magistral. E existem também as pessoas que são frias e matemáticas, que conquistaram tudo a duras penas mas nas quais a frieza impera.
Juntando com a outra postagem, do que é ser maduro, e com alguns encontros e desencontros nessa vida, cheguei a uma conclusão um pouco diferente do que talvez as pessoas conseguem.
Ser adulto é admitir seus erros e acertos. É aceitar a responsabilidade por seus atos e agir da melhor maneira possível, dentro da sua história, pra tratar estes sentimentos. Não é ter condições financeiras. Ou ter amigos, ou ter um bom emprego, ou ter disponibilidade.
É algo como mobilidade e certeza das coisas que faz.
Se for por isso, então acho que sou adulto. Peco as vezes, mas assumo meus erros. Ao assumir, eu dou espaço para ter novas certezas e buscar soluções além do percebido inicialmemente.
Aceitar as diversidades e aprender com os erros faz parte de ser adulto também. Não tem muito o que concluir, apenas continuar seguindo estes passos.