Terapia Cognitivo Comportamental – A Mente Vencendo o Humor
Um relato da leitura do livro A Mente Vencendo o Humor (https://www.amazon.com.br/Mente-Vencendo-Humor-Dennis-Greenberger/dp/8573074175)
Estou aqui hoje pra falar sobre os desafios na leitura do livro… Sim, um desafio. O livro se apresenta como um curso de TCC que vai te guiando no aprendizado da técnica para uso próprio ou em terapia. Então, tanto funciona como um livro de autoajuda como para educação para psicólogos, psiquiatras e terapeutas.
Imediatamente, nos primeiros capítulos, o livro explica como funciona, qual sua proposta e inicia o relato da história de 3 pessoas, com dificuldades diferentes, e como cada uma dessas pessoas usou a Terapia Cognitivo Comportamental pra aprender a lidar com essas situações.
A primeira coisa que o livro te pede, é pra fazer uma análise do seu problema. Suas dificuldades e o que tu espera. Então é proposto um questionário com cinco questões não relacionadas diretamente, mas induzindo a pensar, no problema que o leitor está enfrentando. Além de explicar claramente o que significa cada uma das questões e o objetivo delas
Já passei trabalho, principalmente ao tentar descrever meu humor. Sempre achei que conseguiria me compreender, ou no mínimo entender como eu pensava. No fim não tem nada de verdade nisso. Não faço ideia de como eu respondo ao meu humor ou quais são as coisas que eu julgo terem influência no meu humor…
Mas… Respondido o questionário (2 dias depois) vem novas perguntas e questionários.. Preciso escrever tudo pra depois comparar com o futuro.
No momento, preciso fazer uma análise do meu humor durante uma semana inteira!! Hora a hora… Pior que eu tenho normalmente o costume de não manter o andamento deste tipo de coisa. Simplesmente esqueço ou me afasto. Mas já faz 3 dias e estou conseguindo manter o registro de atividades de humor corretamente… Bom… Estou com um pouco de expectativa e curioso. Nas próximas semanas eu escrevo mais sobre o assunto.